

​ASPOP​​
Este site é fruto de uma pesquisa financiada pelo CNPq (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 40/2022- PRÓ-HUMANIDADES) desenvolvida entre 2023 e 2025, e que teve como objetivo a investigação sobre as práticas de Assessoria técnica realizadas junto a territórios populares sob conflitos socioambientais e a identificação de avanços e impasses, no que se refere à possíveis transformações materiais e simbólicas nos territórios assessorados.
​
Diante de discussões conceituais e metodológicas, foram realizadas cartografias de cinco práticas de assessoria, todas elas inseridas na plataforma Rede Moradia-Assessoria. Essas cartografias estão inseridas nas abas “cartografias indisciplinares” e “cartografia com linhas”.
​
Na aba "análises", se encontram tanto a sistematização dos insumos (fatos, narrativas, sujeitos humanos e não-humanos e objetos) que compõem as cartografias, quanto leituras analíticas e proposições relativas ao funcionamento das práticas de assessoria técnica, considerando tipos de enlaces dos insumos, ritmos das práticas (circulares, lineares e espiralados) e transformações materiais e sociais nos territórios assessorados.
​
Além das cartografias, ao longo da pesquisa, foram organizados eventos, exposições e um e-book. Também foram desenvolvidos jogos e metodologias interativas, com foco na interlocução e fricção entre os saberes acadêmicos e populares, tendo como horizonte a produção de novos imaginários urbanos e a construção coletiva de diretrizes espaciais mais justas e inclusivas. Todo esse material se encontra na aba “produções".